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As TIC nas atividades laboratoriais de física de 10.º ano (comunicação)

Um exemplo a ilustrar: al3.1- radiação e potência elétrica de um painel fotovoltaico

Célia Miranda

celiasmiranda@gmail.com

Agrupamento de Escolas Amadora Oeste

 

No âmbito do programa de Física de 10º ano surgem atividades laboratoriais, cuja execução experimental é difícil de concretizar no tempo de aula, como é o caso da AL:3.1 Radiação e potência elétrica de um painel fotovoltaico.

Esta atividade requer a nível experimental um conjunto de materiais, que as escolas nem sempre possuem em número suficiente.

A atribuição de um computador a cada grupo de trabalho, para exploração da simulação computacional (quando os recursos são inexistentes, ou escassos) e/ou tratamento estatístico de resultados experimentais, revela-se uma estratégia interessante, onde é notória a motivação e envolvência dos alunos.

O recurso ao Excel, em vez da calculadora gráfica, permite visualizar em tempo útil, em que fase do tratamento estatístico se encontra cada grupo, percecionar as dificuldades que surgem a nível de cálculo, traçado de gráficos e linhas de tendência, e avaliar numa fase posterior o trabalho desenvolvido, a partir do ficheiro elaborado.

A utilização do Excel no processamento do volume elevado de dados adquiridos na 1.ª parte experimental, possibilita de forma rápida determinar o máximo do gráfico traçado, identificar a tensão de saída do painel e o valor da resistência exterior que maximiza o seu rendimento, imprescindíveis à realização da 2.ª parte.

Com esta comunicação pretende-se partilhar uma forma exequível da atividade AL3.1, que utiliza as TIC, com eficácia no processo de ensino-aprendizagem.

 

Referências

http://alv.fisica.uminho.pt/simulacoes/efoto/flash/simulacao.html