Marisa Lorena Rapp
rapp.marisa17@gmail.com
FCT-UNL
O contexto educativo português, ao longo das últimas décadas, vivenciou e ainda vivencia as mudanças resultantes da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação na rotina escolar. O governo português, através dos diferentes projetos e programas, incentivou a capacitação dos professores e equipou tecnologicamente as escolas com o objetivo de acompanhas estas mudanças.
Baseados nesta realidade, o objetivo da investigação de mestrado foi saber como os professores do 1.° e 2.° Ciclo de escolaridade de uma escola pública do concelho de Almada de Portugal, fazem uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem.
Com os dados obtidos na investigação, através do método estudo de caso único, foi possível demonstrar uma utilização pedagógica das TIC, pela maioria dos professores, de modo essencialmente mais tradicional, mas existe uma minoria deles que as utiliza em atividades de caráter mais inovador. A partir da análise destes dados é sugerida uma proposta que permita enriquecer as práticas dos professores com o uso educativo das TIC.
REFERÊNCIAS
Coutinho, C. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Edições Almedina S.A., Coimbra.
Yin, R. (2010). Estudo de Caso: Planejamento e Método. Bookman, Porto Alegre.