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Investigação-ação: letramento digital e leitura

Mauricio dos Santos Neves, João Correia de Freitas

mds.neves@campus.fct.unl.pt; jcf @fct.unl.pt

Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT

 

Esta comunicação visa a partilha do objeto investigativo sobre as práticas de letramento digital e leitura na escola pública, no sétimo ano do ensino fundamental público, no Brasil. Busca compreender esse fenômeno, a partir da sua relação com TICs e outros letramentos. Analisam-se os contextos de uso do letramento digital, a junção de diversos outros letramentos e habilidades subjacentes ao letramento digital e a interrelação com plataformas (de gestão de aprendizagem, imagens e vídeos), tecnologias para publicação e partilha de conteúdos, tecnologias de colaboração e construção, redes sociais e tecnologias de comunicação interpessoal. Para tanto, emprega o método de investigação-ação Design-based Research (D-bR), a gerar uma intervenção metodológica para articular TICs, na qual os indivíduos desenvolvam habilidades e competências com eficácia no ensino para identificar competências que possibilitem uma maior autonomia do sujeito em leitura. A construção de uma intervenção D-bR Letramento Digital: Leitura é dividida em fases, com diversidade ferramentas tecnológicas, em rede, gratuitas e já existentes. As etapas foram: a construção de intervenção Db-R, a aplicação dos ciclos interativos, a análise sobre a inter-relação  TICs e letramento digital, a análise a caracterizar os fatores para uma educação autônoma do sujeito em leitura e a apresentação dos resultados. Os dados quantitativos coletados junto a estudantes e professores envolvidos nas atividades e ciclos, associados às informações oriundas de análises e observações, embasam as diretrizes para a disponibilização de material on-line sobre leitura para estudantes, fator fundamental para a compreensão sobre as práticas de letramento digital e leitura na escola.