Célia Maria de Brito Estêvão da Fonseca
cmbef48@hotmail.com
Escola E.B. 2, 3 El-Rei D. Manuel I – Alcochete
A Bioética é um campo do conhecimento que emergiu como tentativa de dar resposta às mudanças e aos desafios surgidos no séc. XX, nas esferas individual, coletiva e ambiental decorrentes do antropocentrismo e também devido aos avanços científicos relacionados com o progresso das biotecnologias e da biomedicina.
Com a perspetiva de que a tecnologia está a favor do homem e pode ser usada como ferramenta para ajudar ao desenvolvimento de competências, para agir como profissional na sociedade do conhecimento, os professores devem incluir na sua prática pedagógica, o uso das TIC.
Os recursos de informática não são o fim da aprendizagem, mas são os meios que podem instigar novas metodologias que levem os alunos a “aprender a aprender”, com interesse, com criatividade, com autonomia.
Na verdade, as grandes tecnologias são de enorme utilidade para o desenvolvimento de trabalhos de projeto, dos mais variados tipos. Podem ser usadas, como ferramentas auxiliares que servem de suporte à elaboração de textos, análise estatística de dados, criação de gráficos, consulta de base de dados.
Neste contexto, o professor deverá promover e articular projetos de aprendizagem que envolvam as TIC, principalmente quando estão disponíveis nas escolas. Foi neste contexto que nasceu o Projeto de Bioética ConVIda, que procurou sensibilizar os alunos para questões da Bioética.
O objetivo desta comunicação é partilhar com os restantes colegas a experiência de implementação do Projeto de Bioética ConVida.