Menu Fechar

Programa Apps for Good: Tecnologia em prol da cidadania

Matilde Buisel

Matilde.buisel@cdi.org.pt

CDI Portugal / Apps for Good

 

O Apps for Good é um programa educativo tecnológico que oferece uma metodologia de projeto às escolas para adaptarem ao currículo, cujo processo de aprendizagem é centrado no aluno onde o professor adota o papel de orientador neste processo.

Durante um ano letivo, o Apps for Good junta professores e alunos em equipas na criação de uma app para resolver um problema da comunidade, tendo como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A sua metodologia promove nos alunos competências digitais e “soft skills” como o trabalho em equipa, colaboração, resolução de problemas e comunicação das ideias. Nos professores é desenvolvido essencialmente o trabalho colaborativo e a confiança em adotar novas metodologias de ensino. Para a execução do programa, as escolas têm acesso a uma plataforma online com os conteúdos necessários, uma rede de especialistas de apoio aos projetos, visitas de acompanhamento e ainda formação creditada aos docentes.

O programa faz parte de uma rede internacional – com origem no Reino Unido – e está em Portugal desde 2014, contando com cerca de 323 escolas, 836 professores e 9698 alunos em Portugal. Em 2019/2020, vai ser lançada a sua 6ª edição.