Adelino Samungungu Chipenda Justo
adjustos@yahoo.com.br
FCT/UNL
Tem-se assistido actualmente uma aposta crescente na inserção das TIC no ensino pela adoção de modelos educativos assentes no papel activo do aluno na construção do seu conhecimento.
Estes modelos, passam pelo aproveitamento das potencialidades didácticas da internet, através da implementação de modelos de ensino com grande suporte tecnológico como são os casos da modalidade e-learning e b-learning com o intuito de abranger um número expressivo de aprendentes.
À luz do princípio acima referenciado, procurou-se neste trabalho implementar um modelo de aprendizagem mista que combina o e-learning local e a distância na cadeira de Prática Pedagógica do curso de Química no ISCED- Lubango com recurso à plataforma Moodle.
O estudo é parte de uma tese de doutoramento que abordou experiências em b-learning ocorrida nesta instituição escolar nos anos lectivos 2015, 2016 e 2017.
Um dos principais constrangimentos nesta cadeira é o número desproporcional de alunos para cada professor, aliado ao facto de alguns alunos serem trabalhadores e exercerem sua actividade laboral em municípios distantes da instituição, o que tem limitado o seu regular acesso às aulas.
O estudo ocorreu em três ciclos, participaram 34 alunos do 3º e 4º anos do curso de Química, foi utilizada a metodologia design based research e ao longo deste processo o modelo foi aplicado, avaliado e reformulado para conformar-se aos propósitos da investigação.
Os resultados obtidos mostraram que o modelo proporcionou maior interactividade entre os agentes envolvidos, promoveu o trabalho colaborativo, elevou o nível de conhecimentos dos alunos no domínio das novas tecnologias e tiveram impacto positivo no desempenho dos alunos.
Os resultados poderão servir de indicadores para uma aposta numa ampla expansão do ensino, permitindo o enquadramento de mais alunos que buscam por uma formação superior.
Palavras chaves: e-learning, b-learning, plataforma Moodle, design based research.