Menu Fechar

WORKSHOP EDUTAINMENT – Programação de Robôs Educativos

Samuel António
Agrupamento de escolas de Caneças
[email protected]

A sociedade está a mudar, será incontornável a educação adequar-se também às novas gerações, os nativos digitais, ou seja, a aprendentes que desde tenra idade interagiram mais com tablets do que com os tradicionais livros de banda desenhada.
Após Prática de Ensino Supervisionada no âmbito de Tese de Mestrado em ensino de Informática, a autora Oliveira D. (2012, p. 72) refere: “A análise de dados revelou um impacto positivo da robótica educativa tanto nas perceções e atitudes, como na atenção dos participantes”. Edutainment – possibilita seguramente melhores resultados pois aprende-se mais e melhor se for com prazer, atualmente subsistirão poucas dúvidas perante os benefícios inerentes a estas práticas pedagógicas. Os autores Dimitri P., Georgios M. (2011, p. 79). Referem: “Edutainment software aims at educating users while they are being entertained. Thus, edutainment software is developed in order to serve the combined role of an educator and an entertainer”.
Workshop Programação de Robôs Educativos Objetivos: Utilização de programação por blocos para desenvolver atividades práticas no âmbito da programação de robôs e seus componentes.

Conteúdos a abordar:

  • STEAM EDUCATION – Ciência / Tecnologia / Engenharia / Arte / Matemática
  • Programação visual com:
    • Makeblock (Baseado em Scratch)
    • Droneblocks
    • TYNKER
  • Controlar robôs programando individualmente os componentes
  • Criação de jogos / aplicações em interação com o meio ambiente

Destinatários: Professores/formadores.

Material que os professores deverão levar para workshop: Portátil com ligação Bluetooth.

Referências:

Oliveira D. (2012). A Robótica Educativa no Ensino e Aprendizagem de Conceitos de Programação e Algoritmos (Mestrado). Universidade de Lisboa, disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9892

Dimitri P., Georgios M. (2011). Intelligent Computer Graphics 2011, disponível em https://books.google.pt/books?id=nHaLPQ9Dn7QC&pg=PA79&dq=edutainment+is&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwiz4YLVhJXjAhVuQEEAHZR2BOoQ6AEIazAJ#v=onepage&q=edutainment%20is&f=false