Maria Manuel Santos
m.manuel@ua.pt
Grupo ProTextos – Universidade de Aveiro
Agrupamento de Escolas de Vagos
A Banda Desenhada [BD] constitui um fenómeno no sistema cultural (Renard, 1978), estando presente em diversas manifestações da vida social (Alonso, 2010), sendo, no entanto, um género textual pouco explorado nas escolas (Morrison, Bryan e Chilcoat, 2002).
A atrativa combinação das imagens com o texto, própria da BD, motiva, diverte e estimula a criatividade (Acuña, 2008). Por outro lado, permitindo integrar os aspetos formais da língua com os aspetos culturais, a utilização da BD em contexto educativo pode tornar-se num recurso didático. Segundo Dony (2009), a BD apresenta um leque variado de potencialidades educativas: i) Permite explorar uma variedade de tópicos; ii) Possibilita o debate e a discussão na aula; iii); Constitui um escape humorístico para os alunos; iv) Contribui para a reflexão sobre a linguagem; v) Facilita a análise do enredo; vi) Estimula a criação de exercícios de escrita de histórias. Contribuindo para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita, a BD permite, não apenas a melhoria da compreensão leitora, mas também potencia a implicação dos alunos no processo de escrita. A própria função indicial-ilustrativa da imagem constitui um apoio extralinguístico que facilita a expressão escrita (Rey Cabero, 2013).
Através de criação de uma BD, os alunos conseguem contar uma história coerente, tendo, para tal, de seguir a estrutura do género e de definir personagens, localizando as várias ações no espaço e no tempo.
Uma das limitações à produção da BD em contexto escolar prende-se com a capacidade de representação/expressão gráfica dos alunos. Atualmente, encontram-se disponíveis online várias ferramentas de criação de BD que, independentemente da capacidade de desenhar, com apenas alguns cliques, permitem criar uma BD original, seguindo as características do género. Para além disso, a utilização destas ferramentas possibilita a partilha dos textos de BD criados, atribuindo, dessa forma, uma intencionalidade comunicativa às produções dos alunos.
Com esta oficina pretende-se divulgar, junto dos docentes, várias ferramentas online (open source) de criação de BD e explorar uma delas para que os formandos tenham oportunidade de experimentar o equilíbrio entre a versatilidade criativa e a facilidade do seu uso.
Referências:
Acuña, E. F. (2008). El cómic en la clase de italiano como segunda lengua: Posibilidad de explotación didáctica. In Didáctica, Lengua y Literatura. Vol. 20 (pp. 89-116).
Alonso, M. (2010). El cómic en la clase de ELE: Una propuesta didáctica. In Revista de Didáctica de Español Lengua Extranjera.
Dony, C. (2009). How to use comics in the ESL classroom? In Le Journal de Babel – g 27.
Morrison, T. G.; Bryan, G. & Chilcoat, G. W. (2002). Using student-generated comic books in the classroom. In Journal of Adolescent & Adult Literacy.
Renard, J. B. (1978). A Banda Desenhada. Lisboa: Editorial Presença.
Rey Cabero, E. del (2013). El cómic como material en el aula de E/LE: justificación de su uso y recomendaciones para una correcta explotación. Melbourne (Australia): La Trobe University.