Célia da Graça Lopes
celia.graca@ua.pt
Grupo Protextos – Universidade de Aveiro – Agrupamento de Escolas João da Silva Correia
Um dos grandes reptos que se coloca atualmente à escola é a mudança de práticas pedagógicas, nomeadamente ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita, valorizando os procedimentos colaborativos de aprendizagem e a construção do conhecimento, através do poder e do potencial das TIC, ferramentas cognitivas e mediadoras de saberes, que estimulam e facilitam o pensamento crítico, a criatividade, a autonomia, a sistematização do conhecimento e o desenvolvimento da colaboração e da cooperação.
Certamente que as TIC, com base na Internet e nas ferramentas que emergiram com a Web 2.0, promovem um conjunto de benefícios ao proporcionarem novas experiências de ensino e de aprendizagem. Surge, assim, uma nova e variada gama de aplicações que permitem aos utilizadores a disseminação da informação, a criação do conhecimento e a criação e publicação dos seus próprios conteúdos.
Os recursos informáticos deverão ser vistos como recursos pelos quais os alunos podem aceder à informação, estabelecer comunicações, fazer comparações, análises, ou seja, mediadores entre o real e o virtual, suscetíveis de promover a autonomia, a reflexão e o espírito crítico.
Com a enorme influência das ferramentas da Web 2.0 sobre os meios de produção e comunicação, a escola precisa absolutamente de as integrar permitindo o desenvolvimento de competências básicas transversais nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Este Workshop pretende contribuir para o desenvolvimento de práticas que respondam aos novos desafios capazes de promover a leitura e a escrita em ambientes digitais, com a utilização de ferramentas tecnológicas que potenciam o crescimento da literacia digital e o desenvolvimento de competências cognitivas, transversais, tecnológicas e sociais, ligadas à leitura e à produção textual.