Menu Fechar

Exploração dos Jardins do Palácio dos Condes de Anadia

Fábio Fonseca Ribeiro; Equipa da Academi@ STEM Mangualde

fabioribeiro@ua.pt; stemmangualde@edufor.pt

Câmara Municipal de Mangualde/EduFor/Agrupamento de Escolas de Mangualde

No âmbito do projeto Academi@STEM Mangualde, desenvolveu-se uma atividade outdoor, nos jardins do Palácio dos Condes de Anadia (Mangualde), para alunos do 5.º Ano de escolaridade.

Nesta atividade, de natureza STEM/interdisciplinar, os alunos tiveram oportunidade de explorar os jardins do Palácio realizando um jogo que incidiu na procura de determinados pontos ao longo destes, com recurso ao Google Earth.

Em cada ponto assinalado no mapa criado a partir do Google Earth, e nos jardins identificados com um QR code impresso, os alunos teriam de efetuar a leitura dos mesmos com recurso à aplicação Actionbound instalada em tabletes. Assim, cada grupo de alunos dispôs de a) um tablete com um jogo, criado a partir da aplicação Actionbound, que visava a exploração de questões de Ciências, relacionadas com a fauna e flora, e de Matemática focadas no contexto, isto é, cálculo de áreas, perímetro, volume, máximo divisor comum e; b) outro com o Google Earth para se orientarem no percurso a seguir.

A tecnologia usada potenciou a transformação de espaços não formais em novos ambientes de aprendizagem, possibilitando a criação de diferentes e inovadores meios de resolução de problemas e desafios propostos.

De entre vários resultados, destaca-se o envolvimento ativo dos alunos na realização das tarefas apresentadas com recurso a tecnologia. Através da aplicação de um questionário foi possível atestar que os alunos gostaram de utilizar tecnologia, fazer vídeos para responder a desafios, usar o Google Earth para se orientarem no espaço, de responder às diferentes questões, desafios e missões através do jogo criado no Actionbound.