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Ferramentas digitais para a Educação Inclusiva: Padlet, Crearunavatar e Trading Card

Francisco Soeiro; Marisa Manuel Ferreira Branco Marado

francisco.soeiro@gmail.com; marisamanuelmarado@gmail.com

Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego

 

Nesta sessão prática serão partilhadas experiências resultantes da aplicação de ferramentas digitais, nas turmas dos 2.º e 3.º Ciclos pelo professor de TIC nas respetivas aulas e pela docente de Educação Especial com alunos de medidas seletivas e adicionais.

Nas aulas de TIC houve a preocupação de realizar atividades com os seguintes objetivos: promover hábitos e métodos de trabalho, cooperação e de partilha; incentivar o uso de equipamentos facilitadores de pesquisa, tratamento e partilha da informação; e promover a entreajuda entre todos.

As aulas desenvolvidas pela professora de Educação Especial tiveram como objetivo desenvolver as aprendizagens essenciais operacionalizadas nas competências comunicativas (sobretudo leitura, escrita compreensão auditiva, audiovisual), intercultural e estratégica: áreas A, B, C, D, E, F e H do Perfil dos Alunos.

Padlet: é uma ferramenta que permite a criação de murais com adição de links, imagens e arquivos. Crear un Avatar: permite criar imagens que nos representam nas redes sociais, útil para os discentes o substituírem pela sua foto quando acedem a aplicativos. Trading Card: ferramenta que permite criar aulas mais dinâmicas com a elaboração de jogos, através das cartas. Promove o desenvolvimento da leitura e interpretação, o raciocínio e interação social.

Após a partilha de experiências, será feita a exploração, passo a passo, das seguintes ferramentas digitais: Padlet, Avatar e Trading Card. Os participantes serão convidados a construir um diário de aprendizagem e a conceber um cartão com a respetiva apresentação.

Por último, esta atividade terminará com uma reflexão sobre a rentabilização destas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, sendo elencados exemplos de atividades possíveis de realizar nos vários contextos do respetivo currículo.