Maria da Piedade Carvalho da Silva
mariasilva@escolasdesatao.pt
Agrupamento de Escolas de Sátão – Centro de formação Edufor
Este projeto de parceria internacional tinha por objetivo educar e consciencializar os jovens para os problemas globais do seu tempo, temática materializada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU em 2015.
Numa primeira fase, de inspiração, os alunos estudaram os ODS, identificando as principais ameaças globais e criaram apresentações para os seus colegas. De seguida, através da recolha, transcrição, tradução e ilustração das histórias recontadas pelos seus avós, foram desafiados a estabelecer ligações entre os problemas nelas retratados e os problemas globais do presente.
Numa segunda fase, de criação, após o estudo do conto A Christmas Carol de Charles Dickens e dos seus elementos constitutivos, foi encetado o trabalho colaborativo com os alunos e professores parceiros, com os quais coescreveram, ilustraram e editaram histórias inspiradas nos ODS. Esta colaboração culminou na publicação de uma coletânea de doze histórias sobre temas relacionados com diferentes ODS: as ‘Grandma’s Stories in 2080’.
As histórias dos avós, sejam do presente ou do futuro, ganharam uma dimensão e um poder transformador, levando os jovens que as ouviram e as escreveram a refletirem sobre questões sérias como a fome, a pobreza, o aquecimento global do planeta, a falta de água potável e de saneamento, a luta pela igualdade de género, a justiça social e a paz.
O projeto, implementado no A.E. Sátão, foi integrado no currículo de Inglês do 9.º ano e desenvolvido nas atividades regulares da disciplina, através da estratégia da Aprendizagem Baseada em Projetos, uma abordagem ativa que promove o desenvolvimento das aprendizagens essenciais e das competências para o milénio, atualmente consignadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Ao longo do projeto, os alunos desenvolveram competências de leitura e de comunicação, ao interagirem com documentos de várias fontes e várias tipologias textuais em língua inglesa. Tiveram de pesquisar informação, interpretar e selecionar a informação mais relevante para o seu trabalho e mobilizar de forma crítica essa informação para produzirem apresentações que expuseram publicamente à turma e aos parceiros. Utilizaram aplicações como o Coogle, padlet, Inklewriter, Onenote para colaborarem com os seus parceiros na escrita e edição das histórias.
Promoveu-se o trabalho em equipa em sala de aula e a colaboração com alunos de outros países do mundo, o que permitiu aos alunos descobrirem e valorizarem outras culturas, expandindo os seus conhecimentos sobre o mundo.
A interação e colaboração com os parceiros fomentaram o aperfeiçoamento da competências comunicativa intercultural, já que ao comunicarem com os seus parceiros tiveram de aprender a estarem mais atentos e sensibilizados para questões de respeito para com o outro. Aprenderam a aprender, planificando, gerando ideias, comunicando, dando e recebendo críticas, colaborando na edição das histórias, tomando decisões, resolvendo problemas e criando soluções.
Link: https://twinspace.etwinning.net/43648/pages/page/257785