Menu Fechar

Plickers: uma ferramenta digital para avaliação

Cátia Valéria; Sofia Rodrigues

catia.valeria@sapo.pt; sigrrodrigues@gmail.com

 

Sessão prática com partilha de experiências e experimentação de recursos digitais.

Plickers: ferramenta digital que permite, através de uma metodologia próxima do game-based learning, realizar avaliações diagnósticas e formativas dinâmicas e periódicas, ajudando os discentes a refletir e a avaliar os seus conhecimentos, fornecendo feedback imediato.

Nesta sessão serão partilhadas experiências resultantes da aplicação desta ferramenta/App, nas aulas de 1.º CEB e de Línguas Estrangeiras (no 3.º CEB e no Ensino Secundário), aulas que tiveram como objetivo desenvolver as aprendizagens essenciais operacionalizadas nas competências comunicativa (sobretudo compreensão auditiva, audiovisual e escrita), intercultural e estratégica; áreas A, B, C, E e I do Perfil dos Alunos.

Os participantes serão posteriormente convidados a explorar, passo a passo, a ferramenta/App, criando uma conta para a realização de um trabalho prático, no âmbito das disciplinas/turmas que lecionam. Esta atividade terminará com uma reflexão sobre a rentabilização desta ferramenta/App no processo de ensino-aprendizagem, sendo elencados exemplos de atividades possíveis de realizar nos vários contextos do currículo.