Menu Fechar

Programação e Robótica: estratégias e práticas de aprendizagem no 1.º, 2.º e 3.º CEB

Ana Patrícia Oliveira

apoliveira@ua.pt

Estabelecimento de Ensino Santa Joana

 

Na última década, os dispositivos informáticos tendem a dominar o quotidiano das crianças e adolescentes em diferentes contextos, seja na escola, em casa ou nos tempos livres. Os novos media fazem parte das suas vidas e estão a alterar as formas como pensam, interagem e aprendem. (Chaves e Dutshke, 2007)

As áreas STEM utilizadas como suporte ao processo educativo promovem as chamadas competências do século XXI: criatividade, autonomia, cooperação entre pares, trabalho de equipa, raciocínio lógico, pensamento computacional e crítico (Beers, 2011).

O objetivo desta comunicação é apresentar estratégias STEM implementadas no 1.º, 2.º e 3.º CEB, através de exemplos práticos utilizados em contexto de sala de aula no Estabelecimento de Ensino Santa Joana em Aveiro.

 

 

REFERÊNCIAS

 

Chaves, M. e Dutschke, G. (2007). Kid’s Power. A geração net em Portugal, Plátano Editora.

Beers, S. (2011). Teaching 21st century skills: An ASCD action tool. Alexandria, Va: ASCD.