Menu Fechar

Projeto SUPERTABi Maia: O futuro, agora!

Marco Bento, José Alberto Lencastre, Carla Maia, Carmem Pinto, Ercília Silva, Ana Paula Cruz, Sónia Antunes, José Sousa e Manuel Morais

 

O Projeto SUPERTABi nasceu há 3 anos como projeto de investigação que decorreu como estudo de caso em duas escolas do concelho da Maia, e teve como principal objetivo transformar as práticas pedagógicas dos professores através da utilização de novos modelos pedagógicos centrados no aluno:

Como a aprendizagem invertida (flipped learning), aprendizagem com jogos (GBL), a gamificação, aprendizagem baseada em projetos (PBL), o trabalho cooperativo e o trabalho colaborativo, sempre mediado por e com tecnologia, nomeadamente, móvel. Como projeto de investigação considerámos sempre três dimensões como sendo fundamentais neste processo de transformação pedagógica: a Pedagogia, a Tecnologia e o Espaço – as três têm dimensões em igualdade de circunstância quando se leciona. Ou seja, partir do princípio que para qualquer tarefa de aprendizagem o professor tem um objetivo que deverá estar estreitamente ligado a algo de significativo para o aluno, mas que considere sempre a tecnologia que mais se apropria ao desenvolvimento dessa tarefa, bem como a definição e reorganização do espaço. Sabemos hoje, que os alunos aprendem melhor quando controlam o seu processo de aprendizagem e também sabemos que não se ensina ao aluno o que um aluno pode aprender por si. Assim, um Ambiente Educativo Inovador é mais do que uma materialização de algo físico, é uma transformação profunda do que significa ser professor, ser aluno e ser escola nos dias de hoje… num tripé entre pedagogia, tecnologia e espaço, no qual a falta de um deles, deixa de funcionar.

Os resultados que tivemos foram bastante satisfatórios, uma vez que os alunos que iniciaram este processo, nas duas escolas intervencionadas melhoraram bastante os seus resultados escolares, mas, sobretudo, foi ao nível das chamadas soft skills que mais se notaram as diferenças. Alunos muito mais autónomos, com pensamento crítico e argumentação sobre os mais diversos assuntos, com um maior poder de comunicação e número de vocabulário, uma criatividade na produção de conteúdos e acima de tudo, algo que deverá ser sempre tido em conta numa escola, alunos envolvidos nos processos de aprendizagem, que é algo muito mais importante que a motivação, porque a envolvência traz a felicidade… e estes são alunos felizes na escola.

Com base neste processo, que conta também com uma forte componente na formação de professores, uma vez que realizámos mais de 200 horas de capacitação dos professores, para a redefinição das suas práticas pedagógicas, então avançámos para o Projeto SUPERTABi Maia, que nasce da vontade de cada um dos Agrupamentos de Escolas da Maia. Como educar é uma parceria de todos os intervenientes na sociedade, a Câmara Municipal da Maia é um dos parceiros estratégicos deste processo, pelo apoio ao nível dos recursos técnicos, tecnológicos e de organização do espaço, tem sido fundamental e inexcedível desde o início de todo o projeto. O Projeto disseminou-se para 7 Agrupamentos de Escolas do Concelho, com 7 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, turmas do 3.º ano de escolaridade. A formação decorreu ao longo do ano, num processo de formação prática, em contexto. Os professores deste projeto tiveram a formação num Ambiente Educativo Inovador de Formação criado para esse efeito, na antiga Escola de Pedras Rubras, integrando as três dimensões: novas pedagogias, novas tecnologias e flexibilidade de espaços.