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Propostas resultantes de uma Oficina de Formação em TIC – 1.º ciclo

Carolina Almeida

carol@ua.pt

Universidade de Aveiro, ccTIC Aveiro

 

A oficina de formação Ação 04_18/19– Orientações Curriculares para as TIC 1.º CEB, promovida pelo CFIEMO decorreu de 24/04 a 12/06/19 de acordo com a proposta do AN 2.

Enquadradas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, as orientações curriculares para as TIC no 1.º CEB pretendem ser transversais às restantes disciplinas do 1.º ciclo constantes da matriz curricular-base (DL 55/2018), atendendo às necessidades de cada aluno (DL 54/2018) e funcionar como facilitadoras da flexibilização curricular (DL 55/2018).

Foram abordadas algumas metodologias de aprendizagem ativa, bem como ferramentas digitais. Os formandos planificaram e implementaram projetos de curta duração com trabalho autónomo. Construção colaborativa de questionários (Plickers e Kahoot) sobre Poluição (Estudo do Meio 4.º ano), de construção de sopas de letras (Puzzlemaker) e apresentação aos pares (Diversidade nos animais 1.º e 2.º ano), de apresentações síntese (Estudo do Meio 3.º e 4.º anos) e ainda pesquisa e construção de animação em scratch sobre o património de Ovar .

 

Referências:

 

Decreto Lei n.º 54/2018 (2018). Diário da República, 1.a série N.o 129 de 6 de julho de 2018. Obtido de https://dre.pt/application/conteudo/115652961

Martins, G., Gomes, C., Brocardo, et al. Perfil Dos Alunos À Saída da Escolaridade Obrigatória (2017). Portugal. Obtido de https://bit.ly/2xkvLtU

Decreto-Lei n.º 55/2018 (2018). Diário da República, 1a série N.º129 de 6 de julho de 2018. Obtido de https://dre.pt/application/conteudo/115652961

Ministério da Educação. (2018b). Orientações Curriculares para as Tecnologias de Informação e Comunicação – 1.o ciclo. Obtido de https://bit.ly/2ZrEpDQ