09h00 às 09h30 | Receção dos participantes
09h30 às 10h00 | Sessão de Abertura (videoconferência)
10h00 às 10h30 | Conferência Plenária (videoconferência a partir do Monte de Caparica)
Matemática & Tecnologia, Todos Os Dias!, por José Paulo Viana
10h30 às 11h00 | Intervalo
11h00 às 13h00 | Comunicações paralelas – A decorrer na escola EB1 da Praça
Sala 1 – Moderação: Maria José Loureiro
C1 – PAprICa – Um projeto em Autonomia e Flexibilidade Curricular, por Filipe T. Moreira; Mário Vairinhos; Fernando Ramos – DigiMedia/DECA/UA
C17 – A internet das coisas numa abordagem interdisciplinar no 3.º ciclo do ensino básico, por Andreia Magalhães, António Andrade e José Matias Alves – Universidade Católica do Porto
C6 – Apps for Goodwill – cenário de aprendizagem em Educação para a Cidadania, por Sandrine Herculano e Teresa Rino – ESMC
C10 – O Projeto eTwinning Apps4U, por António João Lopes, Embaixador Scientix, Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte
Sala 2 – Moderação: Isabel Cabrita
C2 – Robots e pensamento computacional, por Milene Oliveira, Ana Rita Fernandes, Isabel Cabrita, Cecília Guerra e Maria José Loureiro – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
C3 – Os Projetos Erasmus + e os Projetos eTwinning como clusters para a modernização das práticas pedagógicas e para a internacionalização dos Agrupamentos, por Cátia Valéria e Isabel Cabo – Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego
C11 – As TIC na disciplina de História, por Fernanda Ferreira – Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa – Santa Maria da Feira
C18 – Desenho de observação, por Fátima Loureiro – Agrupamento de Escolas de Escariz – Arouca -aguarda resumo
Sala 3 – Moderação:Ana Oliveira
C4 – O Projeto eTwinning Grandma’s Stories in 2080, Maria da Piedade Carvalho da Silva – Agrupamento de Escolas de Sátão – Centro de formação Edufor
C8 – Exploração dos Jardins do Palácio dos Condes de Anadia, por Fábio Fonseca Ribeiro; Equipa da Academi@ STEM Mangualde
C15 – Propostas resultantes de uma Oficina de Formação em TIC – 1.º ciclo, por Carolina Almeida – Universidade de Aveiro, CCTIC Aveiro
C13 – Criação e edição de videogramas para uma aprendizagem autónoma e reflexão sobre a capacidade de autonomia do professor, por Laurinda Fernandes – Escola Secundária Camilo Castelo Branco
Sala 4 – Moderação:David Oliveira
C5 – AVILA Crew – Mentoria de estudantes para estudantes em formato de jogo, por Carlos Santos – DeCA – Universidade de Aveiro
C7 – Projeto SUPERTABi Maia: O futuro, agora!, por Marco Bento, José Alberto Lencastre, Carla Maia, Carmem Pinto, Ercília Silva, Ana Paula Cruz, Sónia Antunes, José Sousa e Manuel Morais
C12 – Tablets e competências digitais: avaliação retrospetiva de impacto, por Margarida Lucas – Universidade de Aveiro
Sala 5 – Moderação:Susana Senos
C14 – KML2 – Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal, por Maribel Santos Miranda Pinto – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico deViseu e Projeto KML2 (Universidade do Minho)
C19 – Programação e Robótica em Portugal – práticas educativas diferenciadoras, por António Silva – ERTE/DGE
C9 – O Portal Scientix e o Projeto “À Descoberta do Parque Ambiental do Buçaquinho com o Robô EcoTIC”, por António João Lopes, Embaixador Scientix – Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte
C16 – Programação e Robótica: estratégias e práticas de aprendizagem no 1.º, 2.º e 3.º CEB, por Ana Patrícia Oliveira – Estabelecimento de Ensino Santa Joana
13h00 às 14h00 | Almoço livre
14h00 às 15h15 | 1.ª Sessão prática – A decorrer na escola EB1 da Praça
Sp1 – A criação de Banda Desenhada online – recurso potenciador da produção escrita, por Maria Manuel Santos – Grupo ProTextos – Universidade de Aveiro, Agrupamento de Escolas de Vagos
SP3 – Quer fazer parte daquela que é a maior comunidade de professores da Europa? Venha descobrir e explorar as potencialidades da ação eTwinning, por Maria Piedade carvalho da Silva – Centro de formação, EDUFOR – AE de Sátão
SP5 – Plickers: uma ferramenta digital para avaliação, por Cátia Valéria e Sofia Rodrigues -Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego
SP7 – Motivação e Ação na sala de aula: as potencialidades da ferramenta LearningApps, por Carlos Almeida e Cláudia Gomes – Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego
SP 9 – Dispositivos móveis na(s) aprendizagem(ns), por António Paulo – Escola Secundária Ferreira de Castro
15h30 às 16h45 | 2.ª Sessão prática – A decorrer na escola EB1 da Praça
SP2 – A leitura e a escrita em ambientes digitais como potenciadoras de aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico, por Célia da Graça Lopes – Grupo Protextos – Universidade de Aveiro – Agrupamento de Escolas João da Silva Correia
SP4 – Imaginar e Criar com ScratchJr – Pensar atividades para Crianças dos 4 aos 10 anos, por Ricardo Pinto (Agrupamento de Escolas de Mira) e Maribel Miranda (ESE Viseu e Universidade do Minho)
SP6 – Ferramentas digitais para a Educação Inclusiva: Padlet, Crearunavatar e Trading Card, por Francisco Soeiro e Marisa Manuel Ferreira Branco Marado – Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego
SP8 – Utilização do GIMP – edição de imagem, por Abel Fontemanha – Agrupamento de Escolas de Anadia
SP10 – A plataforma interativa Classflow, por Carla Maia – AE Gonçalves Mendes (Maia)
16h30 às 17h00 | Intervalo – Centro Cultural de Macieira de Cambra
17h00 às 17h30 | Mesa Redonda: coordenadores dos CC TIC participantes (videoconferência)
17h30 às 17h45 | Encerramento (videoconferência)
18:30 | Entrega de certificados
Paralelamente ao TIC@Portugal’19 do CCTIC UA, em Vale de Cambra, decorrerá o Evento Multiplicador do Projeto TangIn (www.tangin.eu) sobre a utilização da programação tangível em contexto escolar, organizado e dinamizado pelo Agrupamento de Escolas da Murtosa, um dos parceiros do Projeto. A participação neste evento paralelo está sujeita a convite da organização.
São dinamizadores da sessão os professores Margarida Peixinho, Catarina Sousa, Diamantina Baltazar, Germano Rodrigues e Manuel Arcêncio.