09h30 às 10h00 | Sessão de Abertura – assistir pela sala de videoconferência ou pelo YouTube
João Correia de Freitas (ccTIC Educom)
Virgílio Machado (Diretor da FCTUNL)
David Costa (ccTIC Educom)
Contando ainda com o testemunho em vídeo de S. Exc.ª o Secretário de Estado Adjunto e da Educação – João Costa
10h00 às 11h00 | Conferência Plenária – Educação digital: oportunidades em confinamento e para além do mesmo- assistir pela sala de videoconferência ou pelo YouTube
José Vítor Pedroso (Direção-Geral da Educação)
Plano de Transição Digital – iniciativas em desenvolvimento e perspetivas futuras
11h00 às 11h15 | Intervalo
11h15 às 12h45 | Comunicações (CC – comunicação convencional 10+ 5 min. | Cf – comunicação flash 5 min.)
Sala 1 – Moderadora: Raquel Costa (ccTIC Softciências – Coimbra)
- CC1 – A Aula Integral – Aprender e Ensinar sem esforço, por David Ferreira
- CC2 – Robótica no 1.º ciclo – Atividades de exploração com robôs no âmbito da Oferta Complementar “Cruzar Olhares por Setúbal”, por João Grácio e Vera Passarinho
- CC3 – Mensagem secreta com números binários, por Anabela Estudante
- CC4 – A gamificação como estratégia para potenciar a aprendizagem dos alunos no 1.º CEB, por Maria Gorete Fonseca
- Cf09 – Recurso à Realidade Aumentada na educação: realidade ou ficção?, por Susana Spratley
Sala 2 – Moderadora: Ticiana Trez (ccTIC Educom)
- CC6 – Espaço PAPI – Pedagogias Ativas em Projetos Interdisciplinar – Economia Circular, por Vítor Bastos; Ana Loureiro e Ondina Espírito Santo
- Cf10 – PesquisOAz, um Campeonato de Literacias Digitais, por Sandra Lopes e Paulo Martins
- CC11 – Cenário de aprendizagem ativa mediado por tecnologias educativas e com recurso a práticas de avaliação pedagógica em Espanhol no Ensino Secundário, Nível de Iniciação, por Isabel Cabo
- CC5 – Aprendizagem Ativa com Tecnologias na Produção Oral em Espanhol – Projeto de Intervenção Pedagógica, por Cátia Valéria
- Cf7 – Las @venturas del saber por la ruta de Cervantes – Projeto Erasmus+ KA229, por Cátia Valéria e Isabel Cabo
- Cf8 – Mujeres y niñas en ciencia, ¡Por supuesto! – Projeto Erasmus+ KA229, por Isabel Cabo e Cátia Valéria
Sala 3 – Moderador: Vítor Godinho Lopes (ccTIC Educom)
- CC7 – Matemática e pensamento computacional no 1.º ciclo: O projeto-piloto MatemaTIC, por Rui Espadeiro e Neuza Branco
- CC8 – Aprendizagem colaborativa suportada no vídeo: materiais de suporte aos professores e o projeto ViSuAL, por José Luís Ramos, Rui Gonçalo Espadeiro e Ricardo Monginho e Frank de Jong
- CC9 – Aprendizagem colaborativa suportada no vídeo: uma abordagem para a melhoria qualitativa do ensino e da aprendizagem, por Ricardo Monginho, José Luís Ramos, Alberto Cattaneo, Alessia Evi-Colombo e Frank de Jong
- CC17 – Integração da plataforma MathE no processo ensino e aprendizagem de Geometria Analítica, por Edite Cordeiro, Flora Silva e Paula Maria Barros
Sala 4 – Moderador: João Mouro (ccTIC Educom)
- CC10 – Ensino híbrido “avant la lettre”, por Laurinda Fernandes
- CC12 – Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo, por Paula Pinto e Cláudia Franco
- CC13 – A aplicação phyphox é um laboratório portátil de Física, por Carlos Saraiva e Albino Pinto
- CC18 – Desafio #EstudoEmCasa – criação de blocos pedagógicos com recursos educativos digitais, por Virgínia Esteves
- CC25 – Projeto eTwinnig – Literacia digital e desinformação, por Virgínia Esteves
Sala 5 – Moderador: António Maneira (ccTIC Educom)
- CC14 – Utilização de Realidade Aumentada (RA) no primeiro ciclo, por Ana Chambel
- CC15 – Desenvolver competências argumentativas em Filosofia com tecnologias digitais, por Isabel Bernardo
- CC16 – O modernismo de hoje e o obsoleto de ontem no ensino das Ciências, por Maria Barbosa
- CC19 – Be Ocean Wise an European Blue School Project, por Maria Manuela Valentim
- Cf1 – Minecraft como potenciador de criatividade e motivação, por Tiago Costa
Sala 6 – Moderadora: Susana Senos (ccTIC Univ. Aveiro)
- Cf2 – Uso a de programação com linguagens visuais e Inteligência Artificial em atividades de articulação curricular, por Paulo Torcato
- Cf4 – Formação Docente em ambiente Google – Possibilidades, por Teresa Pombo
- Cf5 – Colaboração Docente e Discente na Escola Atual (Colaboração e Gamificação em Atividades de Leitura Orientada, no 3.º ciclo), por Teresa Pombo e Maria Curado
- Cf6 – Poemas cheios de Química – um Jogo de Fuga Educativo em articulação interdisciplinar, por Teresa Pombo
- Cf3 – Autonomia no 1.º ano no E@D, é possível?, por Fernando Vasques
- Cf15 – As TIC contribuem para a inclusão de todos, por Michela Oliveira
- Cf16 – Tecnologias numa Escola de Educação Artística – reflexão e experiências, por Pedro Carvalho
- Cf17 – STEAM4SEN – Educação STE(A)M inclusiva e inovadora para alunos com (e sem) necessidades educativas especiais, por Rui Baltazar e António Barreiros
- Cf18 – GIS4SCHOOLS – Novas metodologias de ensino e exploração de produtos GIS relacionados com o impacto climático, por André Claro, Carmo Claro, Jacinto Raposo, Vânia Rodrigues Paula Dias e Rui Baltazar
- CC37 – Manuais Digitais no AE de Moimenta da Beira – Impacto pedagógico da participação no Projeto-Piloto, por Augusto Pereira e Maria Pinheiro
Sala 7 – Moderadora: Patrícia Fidalgo (ccTIC Educom)
- CC20 – Os recursos tecnológicos e ferramentas digitais como auxiliares no processo ensino e aprendizagem no 1.º ciclo, por Patrícia Marques
- CC21 – As TIC ao serviço da flexibilidade, por Tânia Serrão; Maria Ferreira e Noélia Gomes
- CC22 – Khan Academy – Vamos apanhar o “comboio” da Matemática, por Ana Alarico, Ana António, Sandrine Anjos e José Cortez
- CC23 – Ler no Digital, por Cassia Cordeiro Furtado
- Cf13 – Trabalho colaborativo com alunos NE, por Ana Samartinho
Sala 8 – Moderador: Filipe Mendes (ANPRI)
- CC24 – Integração de programação no ensino de conceitos de lógica, por Raquel Santos
- CC26 – Aprendizagem das Línguas Estrangeiras a bordo do eTwinning, por Sandra Pinto
- Cf12 – Atividades geniais com Genial.ly, por Sandra Pinto
- CC27 – Desafios Híbridos da Escola pós COVID-19, por Marco Bento, José Alberto Lencastre, Celestino Magalhães, Alexandre Torres, Sara Cruz, Carla Maia
- CC33 – Matemática “Out” with Ori`Education, por Alexandre Torres, Celestino Magalhães, Marco Bento, José Alberto Lencastre, Sara Cruz, Carla Maia
- Cf11 – Viagem no tempo com… #Chromebook10 – Descobrimentos Portugueses, por Celestino Magalhães, Marco Bento, José Alberto Lencastre, Alexandre Torres, Sara Cruz, Carla Maia
Sala 9 – Moderador: Luís Valente (ccTIC Univ. Minho – Braga)
- CC29 – Metodologia de Ensino Presente no Currículo de Formação Inicial dos Educadores de Infância Portugueses, por Cristiano Vieira
- CC30 – Capacitação de Formadores e Professores para (re)aprendizagens num cenário emergente, Por Ricardo Oliveira
- Cf14 – Quem tem um Wakelet tem (quase) tudo!, por Ricardo Oliveira
- CC31 – Práticas de avaliação formativa com recurso à plataforma online Mentimeter e ao software educativo Quizizz, por Francisco Cristóvão
- CC32 – Estágios dos Cursos Profissionais em tempo de pandemia, por Edgar Borges
Sala 10 – Moderador: João Torres (ccTIC ESE/IP de Setúbal)
- CC34 – Projeto interdisciplinar “A Maior Flor do Mundo”, por Carla Maia; Celestino Magalhães, Marco Bento, José Alberto Lencastre, Alexandre Torres e Sara Cruz,
- CC35 – A “Academia Digital para Pais” e os alunos formadores voluntários, no Agrupamento de Escolas de Prado, por Maria Lúcia Pinheiro e Beatriz Lima.
- CC36 – Contributos do Google Classroom e do Scratch para o desenvolvimento do pensamento computacional em aulas remotas, por Sara Cruz, Carla Maia; Celestino Magalhães, Marco Bento, José Alberto Lencastre e Alexandre Torres
- CC28 – TIC na Bo@… Água, por Ana Pereira, Armindo Serra, Fátima Nave e João Reigado
12h45 às 14h30 | Almoço livre
14h30 às 17h30 | Sessões práticas e Webinars
- SP1 – Criação de Atividades Interativas com H5P, por Paulo Gomes (ccTIC Softciências – Coimbra)
- SP2 – PowerPoint interativo com ClassPoint, por Filipe Galego (ccTIC Softciências – Coimbra)
- SP3 – Criação de jogos de fuga educativos (Escape Rooms) no Google Forms, por Carlos Silva e Ulisses Mota (ccTIC ESE/IP de Setúbal)
- SP4 – Sistema Interativo de Monitorização das Aprendizagens – SIMA, por Nancy Silva, Bruno Conde e Luís Pinheiro (ccTIC Entre Mar e Serra – Leiria)
- SP5 – Scratch: Uma ferramenta para aprender, por João Torres e Miguel Figueiredo (ccTIC ESE/IP de Setúbal)
- SP6 – Uso de linguagens de programação visuais com recurso a IA em atividades interdisciplinares, por Paulo Torcato (ccTIC Educom)
- SP7 – Construção e partilha de Recursos Educativos Digitais (RED) com Wordwall e Padlet, por David Rua (ccTIC C2TI IE Univ. Lisboa)
- SP8 – A plataforma Khan Academy na sala de aula de matemática, por Teresa Fernandes, Amélia Santos, Marisa Garcia e Fernanda Cruz (ccTIC Educom)
- SP9 – Fomentar o trabalho autónomo através da ferramenta Google Sites, por Rita Zurrapa (ccTIC Univ. Aveiro)
- SP10 – A utilização do Bloco de Notas em contexto escolar – da demonstração à ação, por José Nunes (ccTIC ESE/IP de Santarém)
- SP11 – Será Matemática?, por João Cabeleira e Sandra Simões (ccTIC ESE/IP de Santarém)
- SP12 – Atividades de aprendizagem ativa com recurso à TED Lesson, por Ana Paula Alves e Lúcia Pinheiro (ccTIC Univ. Minho – Braga)
- SP13 – Atividades de aprendizagem ativa com recurso ao Learning Apps, por Sílvia Zuzarte e Sónia Barbosa (ccTIC ESE/IP de Setúbal)
- SP14 – Aprender presencialmente ou à distância com a app MILAGE APRENDER+ na Matemática e Cidadania Digital, por Sónia Almeida, Cláudia Sousa, Ana Paula Alves e Mauro Figueiredo (ccTIC Univ. Minho – Braga)
- SP15 – O Python e o desenvolvimento do pensamento computacional, por Raul Aparício Gonçalves (ccTIC Univ. Minho – Braga)
- SP16 – Aprender presencialmente ou à distância com a app MILAGE APRENDER+ nas disciplinas de Espanhol e Português, por Joaquim Almeida, Maria de Lurdes Martins e Adelina Moura (ccTIC Univ. Minho – Braga)
- Webinar – eTwinning: plataforma geradora de metodologias ativas e colaborativas, por Mário Guedes e Ana Paula Pina (ccTIC Educom)
- Webinar – Tecnologias assistivas e acessibilidade virtual, por Albino Junior e Sani Silva (ccTIC ESE/IP de Bragança)
17h30 às 17h45 | Intervalo
17h45 às 18h00 | Mesa Redonda: Balanço do Encontro e perspetivas – coordenadores dos CC TIC participantes assistir pela sala de videoconferência ou pelo YouTube
18h00 às 18h15 | Encerramento assistir pela sala de videoconferência ou pelo YouTube
Contacto
Email:
Tlm: 96 73 01 886 (David Costa)