XVII Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC
XVII Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC
TIC@PORTUGAL'23
Da transição digital à inovação da educação nas escolas
- O Encontro TIC@Portugal’23 decorrerá em modo híbrido.
- Os participantes poderão optar por inscrever-se nos eventos locais, a decorrer de forma presencial local, selecionando a localidade desejada: Monte de Caparica, Faro, Seia, Coimbra, Santarém e Setúbal ou optar pela participação na modalidade online.
- A sessão de abertura, a conferência plenária, o balanço e o encerramento serão comuns e transmitidos por videoconferência para todos os locais a partir do Monte de Caparica.
- Cada um dos locais, geográficos ou online, terá o seu programa específico no que diz respeito às comunicações (manhã) e sessões práticas (tarde).
09h30 às 10h00 – Sessão de Abertura
Monte de Caparica
Faro
João Correia de Freitas (Educom)
Alexandre Lima (Delegado Regional de Educação do Algarve)
Ana Paula Marques (Diretora AE Tomás Cabreira)
David Costa (Educom)
Diplomas
Anúncio dos pósteres laureados com os diplomas José Luís Ramos e Fernando Egídio Reis.
10h00 às 11h00 – Conferência Plenária
Vítor Duarte Teodoro
Conferência plenária
Um professor “olha” para as ferramentas de inteligência artificial e…
Nos últimos meses, têm surgido ferramentas que se apresentam como avanços notáveis da Inteligência Artificial – uma área das ciências da computação.
Que potencialidades apresentam, nomeadamente na educação?
Em que contextos podem ser utilizadas?
Que exemplos relevantes ilustram essas potencialidades?
Como funcionam e como foram desenvolvidas? Que riscos estão identificados?
Quais são as perspectivas para o futuro próximo e menos próximo?
Esta sessão será abundantemente ilustrada com atividades em tempo real. No final, será proposto para debate um conjunto de reflexões para debate com os participantes
11h00 às 11h15 – Intervalo
11h15 às 12h45 – Comunicações
- As apresentações poderão decorrer totalmente a distância (online) ou localmente nos diversos locais onde se realizará o TIC@Portugal’23: Monte de Caparica, Faro, …
- Cada comunicador escolherá a modalidade de participação de acordo com as opções disponíveis abaixo: localmente ou online.
Para visualizar o programa específico de cada local, clique nos separadores abaixo, por favor.
Comunicações Convencionais
CC1 – Metodologia 3…2…1, por Vítor Bastos, Colégio Vasco da Gama/AE Ibn Mucana
CC2 – Impacto positivo da tecnologia no Ensino da Matemática, por Diana Leonardo e Ana Cristina Lopes, FCT-UNL
CC3 – Construindo o Futuro Digital: A Formação em TIC no Projeto Mochila Leve, por Carla Santos, Centro de Formação EDUCOM
CC4 – Tecnologias Digitais – Projetar para incluir, por Dina Pereira
CC5 – Python no Ensino Secundário, uma experiência de ensino, por Helder Martins
CC6 – Projeto “Pensar Local, Agir Racional”, por Ana Isabel
CC7 – Pensamento computacional e Robótica, por Maximina Raposo, Elisabete Mariano e Lídia Lopes
CC8 – EdTech | O Futuro foi ontem, por Joana Simas, Andreia Salgueiro, Ana Catarina Ferreira e André Chanoca
Comunicações Flash
cf1 – A aprendizagem do desenho: do analógico ao digital – criação de recurso educativo, por Manuel Moreira
Sala 19 – Moderadoras: Cristina Serote e Mónica Aldeia
CC1 – Educação Inclusiva em Ciências Naturais, no 2.º Ciclo do Ensino Básico, através de contextos digitais de aprendizagem, por Patrícia Alexandra Luísa Viegas
CC4 – FaroeXplorer: O Digital como Estratégia Inovadora em Contexto Educativo, por Maria Manuela Lúcio
CC5 – Programa DigitALL (Fundação Vodafone), por Guilherme Garboa e Lara Rocha
CC6 – Qual vai ser a tua profissão sustentável?, por Marta Saraiva
cf1 – Do ideal ao possível na sala de aula, por António Espadaneira
Sala 20 – Moderadoras: António Vidal e Kátia Aguiar
CC2 – Português em RespirArte, por Helena Araújo, Zélia Ribeiro e Ana Luísa Martins
CC3 – As TIC na realização e partilha de produtos dos alunos, por Fernanda Lamy
CC7 – A luz enquanto elemento aglutinador de um mundo cheio de recursos tecnológicos, Por Vera Daniel
CC8 – Projeto PLNM – integração e aprendizagem, por Irene Oliveira e Assunção Furtado
CC9 – Bytes de História: uma plataforma de portefólios digitais, por Cândida de Wee, Carla Leite; Inês Silva, Maria Leonor Figueira, Laura Amado, Maria Cristina Lourenço e Maria Fernanda Campos
Sala 1 – Moderador: António Lucas
CC1 – Projeto – Vamos conhecer os países europeus, por Fernando Vasques
CC2 – BIB.CID.TEC, por Isabel Albuquerque
CC3 – Passeio geológico na vila de Castro Daire: um Action Bound transdisciplinar, por Ana Cristina Simões, Elisabete Fonte e Fernando Basto
Sala 2 – Moderadora: Maria José Loureiro
CC4 – Emoções e Aprendizagens Analógicas, Pensamentos Digitais, por Hugo Maranha
CC5 – Autoscopia e potencialidades das aplicações Stream e SharePoint na oralidade em línguas estrangeiras, por Isabel Cabo
CC6 – Tecnologias digitais ao serviço da aprendizagem – Geogebra e Plickers, por Laura Costa e Ana Paula Pestana
Sala 3 – Moderadora: Rui Teles
CC7 – Viagens: Roteiro Digital de Leitura, por Sandra Moreno
CC8 – Espaços Maker, espaços de inclusão, por Rui Teles
CC9 – Prática de ensino e aprendizagem outdoor mediada por tecnologia no 3.º ciclo, por Paula Loureiro, Cristina Ligeiro e Maria Filomena Monteiro
Sala 4 – Moderadora: Liliana Melo
CC10 – O Rosto da Ucrânia. DAC para uma estratégia colaborativa e interdisciplinar de aprendizagens e de desenvolvimento de competências transversais, por Maria Elisa Branquinho, Maria Helena Mendes e Sérgio Leitão
CC11 – Aprendizagem social e emocional nos projetos eTwinning, por Maria de Fátima Silva
CC16 – A ousadia da criatividade – O Modernismo, Fernando Pessoa e Almada Negreiros DAC para uma estratégia colaborativa e interdisciplinar de aprendizagens e de desenvolvimento de competências transversais, por Maria Elisa Branquinho; Maria Helena Mendes e Sérgio Leitão
Sala 5 – Moderador: Carlos Santos
CC12 – A autorregulação das aprendizagens através da ferramenta digital “Socrative” rumo ao sucesso dos alunos, por Cláudia Gomes
CC13 – A avaliação das aprendizagens dos alunos sem necessidade de utilizarem o telemóvel, por Cláudia Gomes
CC14 – Trabalhar as STEAM na Educação Pré-escolar. Uma realidade possível!, por Anabela Nunes
Sala 6 – Moderador: Luís Pedro
CC15 – Preservação e promoção do património natural e cultural da Serra da Estrela, por Fernanda Nascimento e Maria Rosário Cabral (e alunos)
CC17 – Digital, na conjugação de ensinar e aprender, por Teresa Fernando
CC18 – History Blocks – Um projeto colaborativo em ambiente virtual, por Abel Ribeiro, Nuno Machado, João Rosa e Matias Batista
Sala 7 – Moderadora: Susana Senos
CC19 – Loom, uma ferramenta digital ao serviço da educação, por Maria Elizabete Ferreira
cf8 – Ferramentas digitais no GERAt, por Anabela Angélico
cf9 – A elaboração de RED´s por parte dos alunos, por José Rodrigues
cf10 – Cativar mentes curiosas: Vídeos educativos no Youtube, por Zita Simões
Sala 8 – Moderador: Ana Oliveira
cf1 – Criar desafios com a programação e robótica, por Fernando Vasques
cf2 – Metodologia jigsaw na aprendizagem dos verbos irregulares na aula de Espanhol, por Cidália Teixeira
cf3 – A auto e coavaliação e potencialidades do Teams na leitura em línguas estrangeiras, por Isabel Cabo
cf4 – A criação de jogos como estratégia pedagógica para a melhoria da aprendizagem dos alunos, por Edite Carmo
cf6 – STEAM na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, por José Monteiro e Susana Pereira
cf7 – Estar na rádio sem ir à rádio: a construção de um programa com ferramentas digitais, por Maria de Fátima Rodrigues
cf5 – AI e agora? Resultados preliminares de um estudo com professores do EB e ES, por Margarida Lucas
Auditório
Moderação: Hilda Gonçalves
CC1 – Ampliar horizontes educativos através da Realidade Aumentada e Virtual em Sala de Aula, Por Marco Bento, Celestino Magalhães e José Alberto Lencastre
CC2 – Potenciar a Inteligência Artificial em sala de aula: o caso do CHAT GPT, Por Marco Bento, Celestino Magalhães e José Alberto Lencastre
CC6 – A metodologia ativa do Explore First, no Projeto SUPERTABi, Por Marco Bento e Carla Alexandra Maia
CC7 – Vamos jogaTIC@r na plataforma Make It, por Nelson Silva
Biblioteca
Moderação Graça Trindade
CC3 – Discutir as provas da existência de Deus com o ChatGPT, por Isabel Bernardo
CC4 – Rádio Online AECC – um espaço digital de divulgação de conteúdos áudio (podcast), por Ângelo Cortesão
CC5 – CRED – Centro de Recursos Educativos Digitais: o estudo autónomo de forma lúdica, por Ângelo Cortesão
CC8 – Era uma vez um MITO: vídeos em Stop Motion, por Ana Rita Amorim, Lisete Cristina Santos e Isabel Maria Cruz
CC9 – Uma Aventura pelo Sistema Digestivo, por Ana Lima, Ana Saltão e João Orvalho
CC1 – Abordagem Intercultural & Aprendizagem Ativa na aula de PLNM, por Maria Alice Dias
CC2 – Europeana a bordo das aul@s de língua estrangeira, por Cátia Valéria
CC3 – “De estrella a estrella” – viajando no eTwinning, por Cátia Valéria
CC4 – Certificação Erasmus+, cenário de aprendizagem para todos, por Cristina Silva
CC5 – Práticas de Aprendizagem Baseada em Projetos na Didática da Língua Inglesa, por Teresa Moita
CC6 – Cidadania Digital contributo à inclusão, por Catarina Samartinho
CC7 – Olhar sobre a Transição Digital: Prática do Embaixador Digital, por Sandra Sousa e Jorge Sousa
CC8 – Uso de Novas Tecnologias e Recursos Digitais de Aprendizagem no Ensino- Educação para a Sexualidade, por Alécia Nascimento, Anela Ramos e Carolina Santos
CC9 – Iniciação ao pensamento computacional no processo de ensino e aprendizagem do agrupamento de escolas de Cabo Verde, por Ariana Semedo, Ludemila Tavares e Zuleica Santos
CC10 – Pensamento Computacional na Educação de Infância, por Paula Valadas e Rosa Ramos
Comunicações Convencionais
CC1 – Aprender Matemática com Programação e Robôs, por Paulo Torcato
CC2 – Os projetos Erasmus+ na Educação, por Rui Baltazar
CC3 – Motivar para a leitura com book trailers, por Maria de Fátima Correia e Carolina André
CC4 – Utilização do Scratch em sala de aula, por Miguel Ferreira, Colégio do Sagrado Coração de Maria
CC5 – “Miúdos em Ação” – Promover o Pensamento Computacional, capacitando professores e alunos, por Aida Graça
CC6 – O Corpo e a Alma – Retratos de uma Narrativa, por Sara Calisto e Francisca Pataco
CC7 – Padrões Geométricos, por César Torres e Margarida Monteiro
CC8 – Brincando e Aprendendo com Robôs, por Joana Lima, Teresa Bagorro, Helena Braz e Joana Antunes
CC9 – A criatividade anda no ar, por Paula Pinto, Carla Messias e Gisela Marmelo
Comunicações Flash
cf1 – Busca e salvamento? O Robô ajuda, por Paulo Jorge Nogueira Torcato
cf2 – O ChatGPT e a escrita na aula de Português, por Ricardo Nuno Lopes Cruz Ferreira
cf3 – Storyjumper no 1.º ciclo, por Ana Sofia Dias de Oliveira Cabrita
cf4 – Transformando a sala de aula: potenciar a aprendizagem com Escape Rooms, por Ema Simões e Silva
cf5 – Exposição Virtual “Ler+Ciência na ESS, no AES”, por Ana Mafalda de Oliveira Pinheiro Gonçalves
cf6 – Pensamento crítico e inteligência artificial – contar histórias com o ChatGTP, por Sílvia Couvaneiro
cf7 – Curadoria de RED- Estudoteca, por Lucinda Dias
Sala 1 – Moderador: Agnelo Quelhas
CC1 – Português no ensino secundário, com recurso a metodologias ativas, em ambiente de ensino híbrido, por Laurinda Maria Mendes da Fonte Fernandes
CC4 – Roteiro Digital de Leitura – Uma forma diferente de ler os Maias, por Ulisses Mota e Bárbara Cleto
CC9 – A metodologia de trabalho de projeto no curso profissional de técnico de Mecatrónica, por Samuel Branco
CC10 – Dos contributos da investigação ao exercício da profissão docente: como inovar e com que finalidade(s)?, por Francisco Cristóvão
CF1 – Ciências da Computação – No universo dos mais pequenos, por Rodolfo Duarte Pinto
Sala 2 – Moderador: Fernando Franco
CC2 – Transitar com as TIC, por Maria Eugénia Baptista e Ana Rita Augusto
CC6 – A voz dos Alunos, no Agrupamento de Escolas de Prado – “Passeio pela galeria, por Manuela Mesquita
CC11 – Explore First na Formação dos Professores num Ambiente Virtual Imersivo de aprendizagem com o ChatGPT, por Alexandre Torres e Sara Cruz
CF3 – Que projeto é o teu? – Investigação em Educação Artística e Tecnológica, por Catarina Araújo
CF4 – Inovação Pedagógica e tecnológica – Ouvir futuros professores, por Catarina Araújo
Sala 3 – Moderadora: Sylvie Baltazar
CC3 – Uma exploração digital por dia não sabes o bem que te fazia! A ida à ISS (Estação Espacial Internacional), por José Peres, Ana Rita Martins e Dinis Gonçalves
CC5 – Semana Europeia da Programação em Portugal, por Anhelina Bykova
CC7 – O Scratch ao serviço da avaliação em matemática, por Paula Barros
CC8 – Reviver a História do Modelo Atómico através da IA Generativa: Uma Experiência Multidisciplinar, por Ricardo Carvalho
CF2 – Formação Continuada de Professores – Comunidade de Aprendizagem em meio híbrido: compartilhar, refletir, colaborar e construir, por Bianca Buse
12h45 às 14h30 – Almoço
14h30 às 17h30 – Sessões Práticas
- As sessões práticas, com a duração de 3h, decorrem nos diversos locais onde se realiza o TIC@Portugal’23 e também à distância no formato online.
Para visualizar o programa específico de cada local, clique nos separadores abaixo, por favor.
SP1 – Criando conteúdos pedagógicos interativos com H5P, por Ademário Tavares
SP2 – Desafios e Oportunidades da Inteligência Artificial para Professores, por Carla Santos
SP3 – Pensamento Computacional no Ensino Secundário, por Helder Martins
SP4 – Educação Inclusiva – Projetar com Tecnologias, por Dina Pereira
SP5 – Os Robôs também vão à escola!, por Marta Espírito Santo, Ricardo Maurício, Lídia Lopes, Maximina Raposo e Elisabete Mariano
SP1 – Práticas pedagógicas utilizando programação, código e robótica – 1.º e 2.º ciclos, por Carla Lima, Carla Assis e Michelle Marques
SP2 – Metodologias ativas com recurso ao digital, por Mónica Aldeia, Cristina Serote e David Costa
SP1 – Os jogos de fuga educativos e as potencialidades da plataforma Nearpod, por Isabel Cabo
SP2 – DVET – Desenvolvimento de aulas online direcionadas para o Ensino Profissional, por Filipe Moreira e David Oliveira
SP3 – Plataforma Intuitivo, por José Pires
SP4 – Criar caminhos de aprendizagem com a ferramenta Learning Paths, por Liliana Melo
SP5 – Capacitar para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo com o Programa Apps for Good, por Maria Silva
SP6 – A avaliação e a autorregulação das aprendizagens dos alunos com e sem o uso do telemóvel, por Cláudia Gomes
SP1 – Avaliação Interativa com a SIMA, por Luís Pinheiro
SP2 – PowerPoint interativo com ClassPoint 2.0, por Filipe Galego
SP3 – Pensamento Computacional, Programação e Robótica, por Nancy Luis da Silva
SP4 – Realidade Aumentada e Realidade Virtual: A Nova Fronteira do Ensino Interativo em Sala de Aula, Celestino Magalhães e Marco Bento
SP5 – Projetos interativos com micro:bit, por João Sá
SP6 – Apresentações Dinâmicas em sala de aula, por João Leal
SP1 – Avaliação Interativa com a SIMA, por Bruno Conde
SP2 – Python em contexto multidisciplinar, por Laura Marques
SP3 – Brincar com a programação, por José Lopes e Pedro Belo
SP4 – Pensamento Computacional dimensões e conexões no âmbito dos STEAM, por Paula Abrantes
SP5 – European School Education Platform – Novos Rumos e Dicas, por Virgínia Esteves e Cátia Valéria
SP1 – IA, Aprendizagem de Máquina e Scratch: Uma Introdução teórico-prática, por Fábio Sampaio e Miguel Figueiredo
SP2 – Programação e Simuladores de Robôs no Ensino de Matemática, por Paulo Torcato
SP3 – Cenários de Aprendizagem com recurso ao Microbit, por Aida Graça e Ana Chambel
SP4 – Workshop: Narrativas em “stop-motion” (imagem e vídeo), por David Rua e Luís Pitta
SP5 – Scratch, por Fernando Frederico e Helena Romano
SP6 – Imersão Digital: Workshop de Criação de Exposições Virtuais, por Luís Varela
SP1 – Metodologias, Estratégias e Ferramentas para criação de cenários de aprendizagem ativa, Por Agnelo Quelhas, Centro de Competência ESE/IP de Castelo Branco
SP2 – Explorando Ambientes Web Imersivos: Desenvolvendo Experiências Interativas, por Ulisses Mota e Bárbara Cleto
SP3 – Estratégias de aprendizagem ativa: “Café do Mundo”, por Ana Paula Alves e Lúcia Pinheiro
SP4 – Estratégias de aprendizagem ativa: “Jigsaw: Grupo de especialistas”, por Sónia Barbosa e Emília Silva
17h30 às 17h45 – Intervalo
17h45 às 18h00 – Mesa Redonda
- Balanço do Encontro e perspetivas – coordenadores dos Centros de Competência TIC
18h00 às 18h15 – Encerramento
- João Correia de Freitas (Educom)
- Pedro Cunha (Diretor Geral da Direção-Geral da Educação)
Este ano mantemos o formato com presença nos diversos locais de abrangência dos ccTIC (a anunciar em breve) e iremos também proporcionar a participação online – totalmente a distância.
O Encontro é acreditado na modalidade de Ação de Curta Duração (6h) para professores integrados na Carreira Docente. Outros participantes receberão certificado de participação.
Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas por email: tic.portugal@educom.pt ou por telefone: 96 73 01 886 – David Costa; 96 50 28 719 – Vítor Godinho